Alameda Grajaú, 614 | Salas 1109 a 1112 | Alphaville

(11) 94040-8864

RTA – Reequilíbrio Tóraco-Abdominal

O Reequilíbrio Tóraco-abdominal (RTA) é um método de terapia manual global que prioriza melhorar/incentivar a ventilação pulmonar e promover a higiene brônquica (remoção de secreção de vias aéreas superiores) através da reorganização do sinergismo muscular dos músculos ventilatórios, em repouso e em atividade, promovendo a redução do esforço respiratório e a melhora da ventilação.

Histórico
O método surgiu na década de 80 através da idealizadora da técnica, a fisioterapeuta Mariangela Pinheiro de Lima que estava insatisfeita com os resultados obtidos com as técnicas tradicionais da fisioterapia respiratória. Nesse período, a idealizadora trabalhava em um hospital pediátrico onde a imaturidade dos bebês não permitia a colaboração deles durante as terapias e por isso ela começou a elaborar uma atividade que levasse em conta várias alterações como sensoriais, posturais, motoras e ocupacionais. Além de se preocupar com o acúmulo de secreções, ela notou que os pacientes apresentavam alterações mecânicas da caixa torácica e do abdômen que são decorrentes e que contribuem para a acentuação dos distúrbios ventilatórios. Este sugere que as alterações mecânicas resultantes de patologias pulmonares demonstram desequilíbrio de forças entre músculos inspiratórios e expiratórios (torácicos e abdominais).

Como Funciona

O Método RTA pode ser aplicado a pacientes de todas as idades e patologias que resultem em disfunção respiratória, desde o prematuro até o adulto. A condição clínica não é limitante para aplicação da técnica, pois o manuseio muda de acordo com as possibilidades de cada paciente (desde o mais grave ao mais brando).

De fato o conceito RTA é de reestruturação da biomecânica respiratória e isto pode ser alcançado em diferentes manuseios como o alongamento e fortalecimento dos músculos respiratórios além da “adequação tônica”, desbloqueio do tórax, remoção de secreções, apoios e melhorar a coordenação das funções respiratórias. O paciente é tratado como um todo.

Indicações

Independente do grau de desconforto respiratório, a aplicação correta do RTA deve sempre resultar, em primeiro lugar, na redução do esforço muscular respiratório. O método pode ser utilizado para o tratamento e prevenção de exacerbações de crianças asmáticas, portadoras de fibrose cística, crises de broncoespasmo, bronquiolite, hipersecreção brônquica, dentre outras.

Conheça outros tratamentos

Dynamic Tape
BANDAGEM ELASTICA DYMANIC TAPING
Kinesio Tape
BANDAGEM ELASTICA KYNESIO TAPING
BOBATH
PILATES ADAPTADO
RTA
THERASUIT
Treino da Marcha em Esteira
TREINO DA MARCHA

Não fique com dúvidas. Gostaria de saber mais?

Siga-nos nas Principais Redes Sociais

© Neurodespertar | Desenvolido por ♡ Double2 Comunicação