Alameda Grajaú, 614 | Salas 1109 a 1112 | Alphaville

(11) 94040-8864

Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor

O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo complexo e integral, que se inicia desde a concepção e engloba todo o crescimento físico, a maturação neurológica, o desenvolvimento emocional, social, sensorial, cognitivo, motor, de linguagem e todos os que envolvem habilidades e capacidades funcionais. Tem como função tornar a criança capaz de se relacionar com o mundo, explorar, aprender e responder às suas necessidades e as do seu meio, considerando seu contexto de vida.
O atraso do desenvolvimento é considerado como uma condição em que a criança não está se desenvolvendo ou não alcança habilidades de acordo com a sequência de estágios pré‐determinados.

Quais são as possíveis causas ?

O atraso do desenvolvimento pode estar associado a várias condições, as quais podem durante a concepção, durante a gravidez, no momento do parto, prematuridade, baixo peso ao nascer, intercorrências durante o nascimento, disfunções neurológicas, malformação congênita, alterações genéticas, dentre outros casos. O atraso pode ser também uma condição transitória, não sendo possível definir qual será o desfecho do desenvolvimento da criança, o que pressupõe o acompanhamento com avaliações periódicas.

Sinais e Sintomas

O desenvolvimento do bebê segue uma sequência “padrão”, um ritmo de conquistas e descobertas esperadas em determinadas etapas. Este padrão pode de maneira benigna oscilar entre um bebê e outro, dependendo da personalidade do mesmo e do estímulo do ambiente externo. Esta oscilação é super aceita e tranquilamente monitorada pelo pediatra e muitas vezes pelos pais.
Quando há uma diferença expressiva no desenvolvimento do bebê, ou seja, quando o mesmo não alcançou determinadas habilidades que deveria ter alcançado, pode-se considerar o atraso.

Quais os tratamentos necessários?

Quanto mais precocemente o bebê recebe estímulos e intervenções terapêuticas adequadas, maiores são as chances de reduzir o impacto no atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.
O acompanhamento do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é tarefa essencial para a prevenção de agravos e garantia de acesso, o mais cedo possível, à avaliação, diagnóstico diferencial e estimulação precoce. Muito importante o acompanhamento do pediatra e de uma equipe da área da saúde e reabilitação caso haja necessidade (sendo o neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, dentre outros).

O que a Fisioterapia e a Neurodespertar pode fazer pelo indivíduo?

A fisioterapia possui um papel fundamental na estimulação precoce de bebês que apresentam atraso no desenvolvimento sensóriomotor e a Neurodespertar está intimamente empenhada em contribuir para este processo. O método Bobath para bebês oferece muitas ferramentas para estimular e favorecer o aprendizado motor e cognitivo de maneira lúdica e motivadora.

Agende agora uma avaliação!

Siga-nos nas Principais Redes Sociais

© Neurodespertar | Desenvolido por ♡ Double2 Comunicação