Alameda Grajaú, 614 | Salas 1109 a 1112 | Alphaville

(11) 94040-8864

Alterações Neuromotoras – Paralisia Cerebral

As alterações ou disfunções neuromotoras são desordens permanentes na função motora decorrente de uma disfunção no sistema nervoso central. A alteração mais comum é a Paralisia Cerebral (PC) que é uma desordem do movimento e da postura, consequência de uma lesão não progressiva no sistema nervoso central em fase de maturação estrutural e funcional.

Quais são as possíveis causas ?

A lesão neurológica pode ocorrer no período pré ou pós-natal (até os dois anos de idade).  Os estudos descrevem que a PC é a causa mais usual de incapacidade física severa que atinge crianças.

Sinais e Sintomas

O comprometimento motor é a principal alteração presente nas crianças com PC, e são frequentemente acompanhadas por alterações cognitivas, sensoriais, visuais e auditivas, que em conjunto com as alterações motoras refletirão em seu desempenho funcional, prejudicando sua vida diária.

O quadro clínico pode ser bastante amplo, visto que também pode acometer a visão, audição e sistemas fonoaudiológicos como o falar e o deglutir.

As alterações presentes são:

  • déficits neuromusculares
  • alterações no controle motor,
  • alterações no tônus muscular (aumentado ou diminuído)
  • desiquilíbrio na ação dos músculos agonistas e antagonistas
  • falta de coordenação
  • alterações sensoriais e hipotrofia muscular.

A junção destes vários fatores descritos causa alteração no controle postural da criança, o que a prejudica em diversos aspectos relacionados ao seu desenvolvimento.

Quais os tratamentos necessários?

Com todas essas alterações motoras presentes a fisioterapia tem grande importância na reabilitação de crianças com PC.

Quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maiores são as possibilidades de proporcionar habilidades motoras funcionais mais organizadas, prevenindo possíveis padrões compensatórios, persistência de reflexos primitivos, deformidades musculares e deformidades ósseas. As orientações dadas a família também são fundamentais, desde a melhor forma de estimular o bebê, posicionamento adequado, a confecção de órteses e mobiliário adequado.

O que a Fisioterapia e a Neurodespertar pode fazer pelo indivíduo?

As técnicas que podemos utilizar na Neurodespertar são o Conceito Neurovevolutivo Bobath, Therasuit, Kinesio e Dynamic Tapping, até a progressão do treino de marcha.

Agende agora uma avaliação!

Siga-nos nas Principais Redes Sociais

© Neurodespertar | Desenvolido por ♡ Double2 Comunicação