Alameda Grajaú, 614 | Salas 1109 a 1112 | Alphaville

(11) 94040-8864

Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica autoimune progressiva onde as células de defesa do organismo invertem seu papel e passam a agredir as células nervosas do cérebro e da medula espinhal, provocando inflamações , particularmente na bainha de mielina, que é a capa protetora dos neurônios e condutora dos impulsos nervosos. Atinge na maioria mulheres, em idade entre 20 a 40 anos. A Esclerose Múltipla não tem cura.

Quais são as possíveis causas ?

Não se sabe ao certo a causa dessa doença, acredita-se que alguns fatores podem contribuir, como genéticos, ambientais ou até mesmo virais.

Sinais e Sintomas

A Esclerose Múltipla é caracterizada por episódios de surtos e remissões de duração variável esses surtos podem deixar sequelas motoras, sensitivas, visuais, de equilíbrio, fadiga e cansaço. Os sintomas motores se manifestam através de fraqueza e/ou paralisia dos músculos em geral, dificuldade de equilíbrio, incoordenação motora, tremores. Dentre outras sequelas destaca-se também as parestesias, dificuldade na fala, na deglutição, e nos cuidados pessoais.

Quais os tratamentos necessários?

Na fase dos surtos geralmente a tratamento de escolha são os corticosteróides com o objetivo de diminuir o processo inflamatório e reduzir o tempo desse surto. Devido às sequelas das diversas ordens, o tratamento de reabilitação da esclerose múltipla envolve uma equipe multidisciplinar para que todos os aspectos sejam abordados e assim tratados.

O que a Fisioterapia e a Neurodespertar pode fazer pelo indivíduo com esclerose múltipla?

No âmbito da fisioterapia neurofuncional e motora, temos como objetivos os alongamentos musculares, o fortalecimento dos músculos preservados, a melhora do equilíbrio, a manutenção ou melhora das funções motoras de deitar-se, sentar-se, ficar de pé e andar, podendo ser necessária a indicação de órteses para auxiliar uma função motora perdida.
A Neurodespertar conta com um studio de Pilates para atendimento de pacientes neurológicos e indivíduos que apresentam esclerose múltipla se beneficiam bastante com essa nova técnica de tratamento.

Agende agora uma avaliação!

Siga-nos nas Principais Redes Sociais

© Neurodespertar | Desenvolido por ♡ Double2 Comunicação